fbpx

WhatsApp: 21 96530-4354

Acupuntura no tratamento da Ansiedade

A paciente procurou a Acupuntura, após várias tentativas sem sucesso em outras terapias, para tratamento de ansiedade.

Na época ela tinha 65 anos e, além da Ansiedade, tinha como queixas principais Colite e Depressão.

Na anamnese informou que a mãe e a prima materna tinham Alzheimer e não tinha nenhum dado em relação ao seu pai, assim como, a este ramo familiar. Também não fumava e nem utilizava álcool ou drogas, não teve filhos e nenhuma gravidez.

Acorda cansada, mas melhora após o café. A transpiração era pouca e quando suava era no pescoço e tronco abaixo dos seios.

Tinha estrabismo, miopia, astigmatismo, catarata e perda de audição no ouvido direito.

Durante a anamnese a paciente deixou transpassar um certo rancor com relação a mãe, esta de origem alemã tinha uma forma bastante rígida na forma de criação que afetou a formação da paciente. Ela aparentava mais idade que a biológica, apesar de muito ativa, e era muito abaixo do seu peso ideal.

O diagnóstico inicial foi de Estagnação do Qi do Fígado e Deficiência do Sangue do Coração, por ser uma paciente idosa e trabalhei também no fortalecimento de sua essência. O tratamento teve as seguintes premissas:

  • Tonificar o Sangue
  • Pacificar a Mente
  • Dispersar o Fígado

Os principais pontos utilizados foram: Yintang, CS6 (esquerdo), F3 (direito), IG4 (direito), BP6 (esquerdo) e R3. Optei por poucos pontos em virtude da aparente debilidade da paciente.

Durante o tratamento a paciente apresentou um melhora evolutiva em sua queixa principal, sendo que, a partir da quinta sessão, não relatava mais a ansiedade e depressão e sim dores musculares e nas articulações próprios da idade, que foram cuidadas conforme eram relatadas.

O primeiro atendimento da paciente foi em 2003 e durante cerca de 1 ano ela veio regularmente ao consultório para tratamento e, durante este período, relatou um aumento de sua massa óssea que creditou ao tratamento.

A paciente retorna sempre que necessita de novos cuidados.

 

Comments are closed.

Encontre-nos

Endereço
Rua Almirante Tamandaré, 66 sala 710 – Flamengo – RJ
WhatsApp (21) 96530-4354

Horário
Segunda—sexta: 9h–20h

Sobre este site

Desde 2001, o efetuamos atendimentos de Acupuntura, Shiatsu, Moxa, Ventosa e Auriculoterapia.
Além disso, desenvolvemos as pessoas, através de cursos, capacitando-as para o mercado de trabalho, com excelência na qualidade do ensino..