fbpx

WhatsApp: 21 96530-4354

Acupuntura em paciente com depressão

Esta paciente foi uma das primeiras que atendi, isto em 1998, era minha paciente no ambulatório e quando soube que estava finalizando meus estudos e já estava abrindo o meu consultório, ela resolveu me acompanhar. Por isso, não tenho aqui as anotações do início do tratamento, mas vou relatar o período daqui do consultório, cerca de 2 meses depois de iniciado o tratamento.

Gosto de ter um relacionamento profissional, mas muito próximo dos meus paciente e alunos, por isso, não gosto de descrever meus tratamentos como “casos”, afinal estamos falando de uma pessoa próxima e que confiou em mim para cuidar dela como um ser integral.

Em outubro de 1998 ela tinha 26 anos e a sua queixa principal era Depressão, agravada nos finais de semana, quando perguntei desde quando ela estava assim, a resposta foi “desde sempre“. Isso me assustou, afinal ainda não tinha muito experiência na área, por isso, tive que estudar ainda mais que o meu normal.

Durante a anamnese relatou que, quando criança, efetuou cirurgias de nariz e garganta e teve catapora. Andou com cerca de 9 meses. Além disso, há 3 anos teve pneumonia e, com 2 anos de idade, herpes no olho direito. A mãe era diabética, apresentava problemas renais e tinha muitas dores nas pernas. O pai era hipertenso.

Não fumava e nem utilizava álcool ou drogas. Não teve nenhuma gravidez e não sentia vontade de fazer sexo. A sua menstruação estava irregular (adiantando) e demorava cerca de 7 dias, antes era 5, com dor e coágulos. Era predominante nela um sentimento de culpa, medo e tristeza. Estava sempre cansada, apresentava dormência nas pernas, mãos e pés frios, suava pouco e quando suava era sempre entre os seios. A voz era sempre muito baixa e pele muito branca.

O diagnóstico inicial, ainda no ambulatório, foi de Estagnação do Qi do Fígado e Deficiência do Qi do Pulmão, o tratamento foi continuado no consultório, com as seguintes premissas:

  • Dispersar o Qi do Fígado
  • Regularizar o Qi
  • Tonificar o Qi do Pulmão
Os principais pontos utilizados no tratamento com Acupuntura na paciente foram: P7, P9, F3, E36, C3, R3, B13 B20, B42 (Pohu), BP6 e Yintang. Estes pontos variaram no decorrer do tratamento, conforme a evolução da paciente, utilizei ainda VB40, VC4, VC17, CS6 e a combinação dos pontos VG24 com VB13.

Houve uma melhora significativa após a terceira sessão e após 13 sessões de cuidados com a Acupuntura, a paciente teve alta com 90% de melhora em sua queixa principal.

Atualmente ela mora fora do Município do Rio de Janeiro e, sempre que ela vem ao Rio, tomamos um café.

 

Comments are closed.

Encontre-nos

Endereço
Rua Almirante Tamandaré, 66 sala 710 – Flamengo – RJ
WhatsApp (21) 96530-4354

Horário
Segunda—sexta: 9h–20h

Sobre este site

Desde 2001, o efetuamos atendimentos de Acupuntura, Shiatsu, Moxa, Ventosa e Auriculoterapia.
Além disso, desenvolvemos as pessoas, através de cursos, capacitando-as para o mercado de trabalho, com excelência na qualidade do ensino..