fbpx

WhatsApp: 21 96530-4354

O que é o Shiatsu?

O Shiatsu é um dos recursos da medicina oriental e é utilizado no reequilíbrio energético do corpo, visando tanto o tratamento clínico geral, o tratamento localizado da dor, o relaxamento e, o mais importante, a preservação do equilíbrio energético no organismo, que é o tratamento preventivo. Esta técnica, juntamente com a Acupuntura, a Moxa e a Fitoterapia, entre outras técnicas, formam a base da Medicina Tradicional Oriental.

Na China antiga, de onde surgiu a base do Shiatsu e de muitas outras terapias. A Medicina Tradicional Oriental está inserida na filosofia desse povo, fazendo parte de um contexto onde estão incluídos arquitetura, arte, culinária, religião etc., permitindo que a prática dessa medicina se mantivesse durante séculos sendo utilizada basicamente da mesma maneira.

Ainda não se tem uma data que assegure o início da Medicina Tradicional Oriental, mas sabe-se com certeza que ela iniciou-se há pelo menos 2.500 a.C., pois há relatos dessa no texto médico mais antigo e respeitado o Huang Ti Nei Ching Su Wen – O livro do Imperador Amarelo. O livro é escrito em forma de diálogo entre Huang Ti (o Imperador) e Ch’i Po (seu ministro) onde são abordados diversos assuntos com relação à filosofia e a prática Médica Chinesa.

Nele são descritos, no Livro IV, os diferentes métodos de tratamentos e as prescrições adequadas onde Ch’i Po esclarece que as pessoas das regiões do centro comem vários tipos de alimentos e o trabalho não as esgota. As suas doenças são muitas: padecem de paralisia total e arrepios e febres, doenças que são muito eficazmente tratadas por meio de exercícios respiratórios, massagens na pele e na carne e exercícios de mãos e pés. Assim, podemos verificar que o tratamento através da massagem sempre foi uma das formas de tratamento Médico Oriental, juntamente com a Acupuntura, Moxabustão e Fitoterapia.

Existem poucos e raros relatos sobre esta prática e esses abrangem, muitas vezes, exercícios respiratórios e físicos, tais como, Chi Gong e Tai Chi Chuan. Apesar disso, acredita-se que a massagem nos fluxos energéticos precedeu a Acupuntura, esta sim, possui vários relatos a respeito.

A Anmo chegou ao Japão onde recebeu nome de Anma, de onde foi desenvolvido o Shiatsu, que diferentemente das outras técnicas, trabalha com os dedos sobre os meridianos, desbloqueando ou estimulando a energia, fazendo com que ela siga o seu fluxo correto. Existem várias escolas de Shiatsu, cada qual com o seu estilo, mas todas com o mesmo objetivo, cuidar do ser humano, despertando nele a sua capacidade de autocura.

Tags: , , ,
 

Comments are closed.

Encontre-nos

Endereço
Rua Almirante Tamandaré, 66 sala 710 – Flamengo – RJ
WhatsApp (21) 96530-4354

Horário
Segunda—sexta: 9h–20h

Sobre este site

Desde 2001, o efetuamos atendimentos de Acupuntura, Shiatsu, Moxa, Ventosa e Auriculoterapia.
Além disso, desenvolvemos as pessoas, através de cursos, capacitando-as para o mercado de trabalho, com excelência na qualidade do ensino..